Jornais terão que oferecer equipamentos de segurança a suas equipes
28 de novembro de 2014
OBRIGATÓRIA A DIVULGAÇÃO DA LINHA DE CRÉDITO DE ACESSIBILIDADE DO BANCO DO BRASIL
14 de janeiro de 2015

OBRIGA EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO A ADQUIRIR EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA COBERTURAS JORNALÍSTICAS EM SITUAÇÕES QUE REPRESENTEM RISCO AOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO NO EXERCÍCIO DE SUA ATIVIDADE

LEI Nº 6929 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2014

 

EMENTA:


A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DECRETA:

Art. 1º – Ficam as empresas de comunicação sediadas ou com sucursal no Estado do Rio de Janeiro obrigadas a adquirir equipamentos de segurança para coberturas jornalísticas em situações que representem risco à integridade física dos profissionais de comunicação no exercício de sua atividade.

 

I – Entende-se por profissionais da área de comunicação, aqueles que exercem a atividade jornalística, por meio e periódicos impressos, radiofônicos, fotográficos, cinematográficos, eletrônicos, informatizados ou quaisquer outros, por veículos da comunicação social.

 

II – Entende-se por equipamento de segurança coletes a prova de balas, capacetes adequados para a atividade e máscaras de gás.

 

Art. 2º – Sempre que julgar necessário, o profissional de comunicação solicitará a disponibilização dos equipamentos referidos no art. 1º desta Lei.

 

Parágrafo Único: A empresa de comunicação deverá obrigatoriamente fornecer, de maneira gratuita, os equipamentos solicitados por seus profissionais.

 

Art. 3º – As empresas terão o prazo de 120 (cento e vinte) dias para se adequar a esta Lei.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em 1 de dezembro de 2014.

 

Deputado Paulo Melo

Presidente

 

Autores: Deputado Samuel Malafaia e Deputada Clarissa Garotinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *